É fundamental buscar orientação jurídica especializada assim que a decisão pela separação for tomada. Caso existam filhos ou discordância entre as partes, a via judicial torna-se obrigatória para garantir a proteção dos direitos de todos os envolvidos.
Quanto aos filhos, a regra atual no ordenamento jurídico brasileiro é a guarda compartilhada, mas outros modelos de exercício do poder familiar devem ser estudados. A guarda unilateral é recomendável sempre que for melhor para a criança.
O objetivo principal deve ser a preservação o vínculo afetivo e evitar atos de distanciamento entre pais e filhos, priorizando sempre o princípio do melhor interesse.
Assim como no planejamento sucessório, é altamente recomendável realizar o planejamento matrimonial antes da união. A elaboração de um pacto antenupcial ou contrato de união estável permite definir regras patrimoniais personalizadas e estabelecer cláusulas de convivência, prevenindo litígios desgastantes e garantindo segurança jurídica e financeira para o futuro do casal.
Edifício Spasse Office Avenida Maurílio Biagi, 800, Cj. 1011 Ribeirão Preto - SP.
Todos os direitos reservados.