Conflitos que envolvem guarda de crianças e adolescentes são recorrentes no Direito das Famílias. Em alguns casos, sequer há conflito. Por vezes, é necessário regularizar uma guarda que já ocorre na prática e que precisa ser reconhecida pelo Judiciário ou levar ao Judiciário um acordo formulado pelos pais ou responsáveis.
Quando há dúvida ou conflito, os pais, mães, avós ou tios devem sempre procurar ajuda profissional para aconselhamento e intervenção. A atuação profissional deve buscar resultados absolutamente rápidos, para evitar que o conflito dos adultos interfira excessivamente na vida da criança (desenvolvimento emocional, desempenho escolar, saúde mental).
Pergunte-se sempre: o que eu desejo é melhor para a criança envolvida?
Quando lidamos com crianças e adolescentes, os interesses dessas pessoas devem se sobrepor aos interesses dos adultos. Quando há conflito, procure deixar de lado as mágoas e pensar sempre naquilo que será melhor para a criança ou adolescente em questão.
A partir dessa premissa, existem vários mecanismos para garantir direitos das crianças e dos adolescentes e seus pais, mães, avós e responsáveis.
Rua Bernardino De Campos 1001, Cj. 605, Setor Central - C, Ribeirão Preto - São Paulo, 14010.
Copyright© Lucas Poianas Sociedade Individual de Advocacia.
Todos os direitos reservados.